top of page
Taping Funcional _ Larissa Pitanga _ FISIOTERAPIA PÉLVICA E OBSTÉTRICA _ SALVADOR - BA _ C

Taping Funcional

O taping é considerada uma técnica avançada, na área da fisioterapia dermatofuncional, que utiliza uma fita adesiva com textura bastante semelhante à nossa pele para tratar músculos, nervos e órgãos. Confeccionada em algodão, é hipoalergênica, elástica e resistente à água.

O taping na gestação

​Alívio nas dores nas costas, sustentação do peso da barriga são uns dos inúmeros benefícios que o taping pode proporcionar.

O método consiste na aplicação de uma fita hipoalérgenica elástica adesiva diretamente na pele, a ela aplicada uma tensão capaz de reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade. Esta fita age sobre o tecido muscular e fascial, sob as articulações e nos sistemas: circulatório, linfático e nervoso. Permite alterar o tônus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura.

A aplicação de kinesio taping é como se fosse a “ mão” do fisioterapeuta que vai para casa com a gestante. Pode ajudar no alívio das dores nas costas (principalmente lombar), edema das pernas e até suportar o peso da barriga, criando um cinto em torno de seu corpo para ajudar a distribuir uniformemente o peso do útero em crescimento. Pode ser aplicado em grávidas após o primeiro trimestre de gestação.

O taping no pós parto

O taping pós parto, tanto via vaginal quanto via cesárea, auxilia na diminuição do inchaço corporal (edema), na melhora a cicatrização – quando via cesárea -, e na atenuação da sensação de “vazio” e “órgãos soltos” comumente relatadas pós parto, além de ajudar no tratamento da diástase abdominal.

Vale lembrar que o taping é considerado um tratamento complementar, portanto não dispensa a reabilitação fisioterapêutica.

 

Além disso, sua aplicação deve ser feita por profissionais que estejam capacitados para a técnica, uma vez que saber a tensão e o tamanho da bandagem adequados para as necessidades de cada paciente é fundamental.

Taping na amamentação

 

A Bandagem Elástica é um recurso terapêutico maravilhoso. Melhora a circulação sanguínea e linfática, auxilia na diminuição do edema e aliada ao manejo adequado pode livrar as mães de vários incômodos relacionados à amamentação!

bottom of page