top of page
Gestacional _ Larissa Pitanga _ FISIOTERAPIA PÉLVICA E OBSTÉTRICA _ SALVADOR - BA _ CEO SA

Gestacional
[pré e pós parto]

Do ponto de vista biológico as modificações e adaptações do organismo materno decorrentes da gravidez ocorrem devido à presença do feto, por meio deste o aumento gradativo do volume uterino e abdominal ocorrem para perfeita acomodação das novas estruturas e fluídos, caracterizando adaptação do organismo materno.

Adaptações do corpo

O aumento do volume abdominal distende as fibras elásticas da pele pré dispondo ao aparecimento de estrias, diástase, mudança no padrão respiratório, mudança do eixo gravitacional, desativação da musculatura estabilizadora aumentando as chances de instabilidade lombo pélvica e levando ao desconforto para andar, sentar, deitar e o aparecimento de dores nas costas.
 
Outra alteração durante a gestação é o “stress” que a musculatura do assoalho pélvico sofre pelo peso do útero. Os músculos do assoalho pélvico dão sustentação aos órgãos pélvicos e contribuem para a continência urinária e fecal.
 
A FISIOTERAPIA PÉLVICA pode auxiliar e contribuir em minimizar os desconfortos causados na gestação, onde os exercícios mantém a postura adequada, minimizam as dores lombo pélvica, mantém os músculos ligados a coluna fortalecidos e em harmonia, além de prevenir perdas urinária e fecal, através do fortalecimento e alongamento dos músculos do assoalho pélvico. A fisioterapia pélvica é utilizada em diversos aspectos e tem um papel na preparação para o parto natural e também no alívio de diferentes sintomas durante a gravidez, como a incontinência urinária.
 
Cerca de 40% das gestantes apresentam um ou mais episódios de incontinência durante a gestação ou logo após o parto. Com a fisioterapia, que reforça os músculos perineais, ocorre uma diminuição da perda de urina. Durante a gestação, com o crescimento do útero, haverá uma sobrecarga do períneo. Esses são músculos importantes para o controle urinário e também na parte sexual. Por isso, preparar essa região através da fisioterapia pélvica é muito importante. Principalmente para que a mulher possa retomar a vida normal depois do parto.

Muitas mulheres acreditam que esse tratamento será útil apenas para quem se submeteu ao parto natural. Mas os benefícios são comprovados também durante a gestação, no parto cesárea e no período após o parto.
 
O objetivo da fisioterapia é preparar a mulher para o parto, prevenir a diástase, prevenir incontinências, auxiliar e prevenir dores no retorno da vida sexual, além de fazer o fortalecimento da musculatura do períneo. No pós parto, auxilia na amamentação, no reestabelecimento da função perineal e na reestruturação abdominal.

Outros serviços

Paralelo a fisioterapia Pélvica também temos:

  • Taping Funcional [da gestação ao pós parto, incluindo na amamentação]
  • Drenagem Linfática Manual [da gestação ao pós parto]
  • Consultoria em Amamentação [pré e pós parto]
  • Reestruturação abdominal no pós parto [incluindo tratamento da diástase]
 

Que tal começar hoje mesmo a cuidar do bem estar de vocês? Seu bebê agradece!

bottom of page